Início - Noticias - Pontos de lixo são transformados em obras de arte urbana em Fortaleza

Pontos de lixo são transformados em obras de arte urbana em Fortaleza

Pontos de lixo são transformados em obras de arte urbana em Fortaleza

03/12/17

As primeiras intervenções começaram neste mês de dezembro, nos bairros Meireles, Montese e Álvaro Weyne

Por Tribuna do Ceará em Cotidiano

 

Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, nove artistas locais transformarão 33 espaços degradados da cidade em obras para a população. Essa é a proposta do projeto Urbano Arte.

Gustavo Wanderley, curador do projeto, explica que a iniciativa se aproxima da arte pública e da arte urbana.

Com o Urbano Arte nós queremos transformar diversos territórios da cidade em uma experiência de apreciação da arte contemporânea. Consideramos o lugar da intervenção, uma estratégia complexa de aproximação da arte no lugar da urbe, que relaciona história, pessoas, afetos, memórias… Trata-se de uma contraposição portanto entre espaço e lugar”, comenta.

O projeto é patrocinado pelo Grupo Marquise, Ecofor Ambiental e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. As primeiras intervenções começaram neste mês de dezembro, nos bairros Meireles, Montese e Álvaro Weyne. Nos pontos, serão construídas hortas, caramanchão, além da instalação de canteiro com mudas e pinturas.

Pinturas, estêncil e paisagismo fazem parte das técnicas escolhidas pelos artistas Bruna Beserra, Alexsandra Ribeiro (Dinha) e Ceci Shiki, à frente das transformações iniciais. O processo de transformação envolve diálogos com os moradores e comerciantes locais e estudantes, a fim de entender o contexto das paisagens escolhidas.

Em outubro, os artistas participaram, durante uma semana, de oficina com Fernando Limberger, artista plástico gaúcho reconhecido por seus projetos em paisagismo, intervenções em espaços públicos e privados, além de projetos de jardins residenciais e comerciais. 

 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/pontos-de-lixo-sao...
(FOTO: Mario Sabino/ ShotUp)