Início - Noticias - Caucaia recebe a 1ªunidade de captação e tratamento de biogás do Ceará

Caucaia recebe a 1ªunidade de captação e tratamento de biogás do Ceará

Caucaia recebe a 1ªunidade de captação e tratamento de biogás do Ceará

11/04/16

Começou a funcionar, na segunda-feira (11), a primeira etapa da usina de produção de gás natural, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O novo empreendimento vai ser o segundo maior do país.

Através de convênio entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará, a partir de agora o gás metano, altamente tóxico e produzido pelo lixo depositado no aterro municipal de Caucaia, vai ser tratado e transformado em biometano, um combustível renovável, 25 vezes menos poluente e que possui as mesmas utilidades do gás natural.

Com uma capacidade de produzir 100 mil metros cúbicos de biometano, a unidade vai impactar diretamente na redução dos gases de efeito estufa, lançados na atmosfera, como destaca o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

A segunda etapa da usina consiste na construção do gasoduto pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás). A obra, que está prevista para o final de 2017, vai transportar o biometano e fornecê-lo para a cadeia industrial. Segundo o governador do Estado, Camilo Santana, o empreendimento já conta com a parceria da Cerbrás, empresa brasileira de cerâmica, que vai comprar o biogás produzido pela usina e apostar numa alternativa mais limpa e barata.

De acordo com a Cegás, 22 milhões de reais serão investidos no gasoduto. A ideia é que a obra se interligue à rede de gás da Companhia. O diretor da empresa Ecometano, responsável pela captação e tratamento do biogás a partir de fontes renováveis, Marcio Isquitini, diz que o biometano tem a mesma eficácia do gás natural. Segundo o Governo do Estado, nessa primeira unidade da usina já foram investidos 100 milhões de reais, provenientes de recurso privado.

 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/audios/tribuna-band-news-fm/caucaia-recebe-a-1aunidade-de-captacao-e-tratamento-de-biogas-do-ceara/