ECOCIDADÃO
EDUCANDO PARA O FUTURO
Início - Ecocidadão

ECOCIDADÃO

O programa Ecocidadão tem como objetivo a conscientização socioambiental da população por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos que interferem na conservação do meio ambiente urbano.

O principal público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem o lixo de forma correta. 

Com quase 20 anos de atuação, o Programa Ecocidadão já alcançou milhares de crianças e jovens. Uma das ações mais relevantes do projeto foi a idealização, produção e apresentação da peça de teatro infantil “Presente de Cecília” que, em 2019, passou por 8 cidades, atingindo um público de milhares de crianças. O espetáculo passou por Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente no presente para preservar o futuro. 

ECOCIDADÃO NAS ESCOLAS
O Grupo Marquise e a Ecofor ambiental promovem, desde 2005, o Ecocidadão nas escolas, com atuação em escolas públicas e particulares localizadas nas principais zonas geradoras de lixo da cidade. A iniciativa tem como objetivo transmitir noções de educação ambiental de uma maneira leve e divertida.

Histórico:
Em 2013, oito escolas foram visitadas, impactando 3 mil crianças e, em 2014, o programa esteve em 25 escolas, atingindo um público de 10 mil crianças.

Em 2015:
102 apresentações nas escolas de Fortaleza, impactando mais de 50 mil crianças. Esquete musical “eu sou um Ecocidadão” produzida pelo grupo bagaceira de teatro e uma revistinha interativa do capitão Ecocidadão, personagem desenvolvido para o programa. Os instrumentos musicais foram confeccionados pelo músico Marcos Melo Maracatu com materiais recicláveis, chamando atenção das crianças e adolescentes para a importância do reaproveitamento de materiais que normalmente são descartados.
AÇÕES DO PROGRAMA
  • CRIAÇÃO DE JARDINS VERTICAIS EM ANTIGOS PONTOS DE LIXO
  • IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE COLETA E SINALIZAÇÃO
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA A PORTA
  • IMPLANTAÇÃO DO GARI COMUNITÁRIO
  • DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIA
  • COLETA SELETIVA EM PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA
  • PROJETO DE ARTE URBANA (GRAFITAGEM)
  • COLETA SELETIVA – DOAÇÃO VOLUNTÁRIA
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS